Pesquisar

Posse virtual na Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

Mais uma vez, em três décadas de existência da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), a posse da nova diretoria foi realizada na manhã de sábado (25) em formato virtual, com transmissão pela plataforma Google Meet. Durante a pandemia da Covid-19, em isolamento sanitário obrigatório, os acadêmicos empossaram dirigentes de modo online. Desta vez, as severas dificuldades de deslocamento na capital e no estado, oriundas da tragédia das cheias, lamentada em manifestações intensas durante o evento, forçaram o uso do recurso tecnológico de comunicação.

Reeleitos por aclamação para mais um ano de mandato, a presidente Miriam da Costa Oliveira e os vice-presidentes Sérgio de Paula Ramos e Darcy Ribeiro Pinto Filho cumpriram a formalidade estatutária da entidade vestindo o tradicional pelerine verde, que cobre os ombros dos acadêmicos em solenidades especiais.

A cerimônia foi conduzida pelo ex-presidente Acadêmico Luiz Lavinsky, que agradeceu o prestígio recebido dos presidentes do CREMERS, Eduardo Trindade, e do SIMERS, Marcos Rovinski, e pelo diretor de Exercício Profissional da AMRIGS, Ricardo Martins, representando o presidente Gerson Junqueira.

Também foram empossados os acadêmicos primeiro-secretário José Miguel Chatkin, segunda-secretária Ana Menezes, tesoureiro Jorge Milton Neumann, orador Sérgio Martins Costa e os diretores setoriais de Cultura, Cláudio Marroni; Científico, Flávio Kapczinski; de Comunicação, Paulo Belmonte de Abreu; de Memória da Medicina Rio-Grandense, Paulo Prates; Interinstitucional, Germano Bonow; e de Novos Talentos, Leandro Zimerman.

Em sua manifestação, reforçando a prestação de contas enviada a todos os acadêmicos, a presidente referiu-se ao planejamento efetivado, projetando um novo e denso plano de metas.

Após a solenidade de posse, foi realizada a Reunião Científica mensal da ASRM, abordando o tema “Cardiologia para Não Cardiologistas: o que responder quando os amigos perguntam?”.