Pesquisar

Presidente da ASRM receberá prêmio nacional de excelência

A presidente da Academia Sul- Rio-Grandense de Medicina (ASRM), Miriam da Costa Oliveira, será homenageada com o Prêmio Marcello Delano Bronstein 2025 concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). A distinção será entregue durante o 22º Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia (SINE) / 2º Congresso Brasileiro de Neuroendocrinologia, que acontecerá de 4 a 6 de abril, no Rio de Janeiro. Criado para homenagear um médico considerado referência na especialidade, falecido em 2022, o Prêmio Bronstein visa distinguir profissionais reconhecidos como de excelência na área da Neuroendocrinologia. 

Fundadora do Centro de Neuroendocrinologia da Santa Casa de Porto Alegre e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Neuroendocrinologia, a professora doutora Miriam consolidou um legado de décadas de dedicação à docência na Universidade Federal de Ciências da Saúde e na Santa Casa de Porto Alegre, onde ainda atua, impactando a formação de gerações de especialistas e inspirando muitos colegas.  

Considerada um exemplo de liderança, teve marcante protagonismo na  FFFCMPA  onde foi diretora e construiu o projeto de transformação da instituição em universidade e empenhou-se nos trâmites de aprovação do projeto, em 2008. À época, assumiu o cargo de reitora pró-tempore (designada pelo MEC) por um ano. Foi então eleita como a primeira reitora da universidade, para o período 2009-2013 e reeleita para 2013-2017, período em que imprimiu visibilidade nacional à instituição.  

É também a primeira médica a presidir a ASRM fundada em 1990.