Eleita por aclamação, em reunião virtual nesta terça-feira (02), a médica endocrinologista Miriam da Costa Oliveira foi escolhida como a primeira mulher a presidir a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM) após 33 anos de existência da entidade. que ela conduzirá no período 2023-2024, substituindo o atual presidente Luiz Lavinksy.
Também foram eleitos, como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos e o cirurgião torácico Darcy Ribeiro Pinto Filho.
Participaram da reunião, todos os ex-presidentes da ASRM, Aloyzio Achutti, Nelson Pires Ferreira, José Camargo, Carlos Gottschall, Luiz Fernando Jobim e Gilberto Schwartsmann.
A acadêmica Miriam continuará exercendo o cargo de Diretora Cultural na atual gestão até sua posse no próximo dia 27.
Em sua manifestação após a eleição, ela citou como principais prioridades buscar a maior participação possível dos acadêmicos na entidade, ampliar a comunicação da ASRM com a sociedade; tratar de temas como atualização do estatuto e do regimento interno, patrimônio e saúde financeira, além de investir em novos projetos.
CURRÍCULO
Miriam da Costa Oliveira nasceu em Porto Alegre. Em 1970 ingressou na Faculdade Católica de Medicina, onde graduou-se com destaque acadêmico. Privilegiou a endocrinologia como sua área preferencial na Medicina e realizou a residência médica no Serviço de Endocrinologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre nos anos de 1976 e 1977. Em 1978 recebeu o Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e no ano seguinte especializou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Metodologia do Ensino Superior. Em 1979 ingressou como docente na Faculdade Católica de Medicina, posteriormente denominada Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), atualmente Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde exerce suas atividades até hoje. No ano de 1989 obteve grau de Mestre em Farmacologia pela FFFCMPA com a dissertação intitulada “Efeitos da administração de agentes antidopaminérgicos sobre a hipófise, avaliada através de imuno-histoquímica”. Fez doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde obteve o título de Doutora em Medicina: Ciências Médicas com a tese “Ações do tamoxifen, acetato de noretisterona e bromocriptina sobre a morfologia e função lactotrófica de hipófises de ratas” (1993). Três anos após sua titulação como doutora, tornou-se Livre-Docente pela FFFCMPA, defendendo a tese “Efeitos de fármacos antidopaminérgicos e do estrógeno sobre a hipófise anterior de ratos, com ênfase nas células secretoras de Hormônio do Crescimento”. Em 2001, titulou-se em Endocrinologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualmente é Professora Titular da UFCSPA, onde, a partir de novembro de 2004, exerceu o cargo de Diretora. Neste período, construiu e conduziu o projeto de transformação da então faculdade federal isolada em universidade, o que ocorreu em 2008. Foi indicada Reitora pró-tempore, função em que permaneceu por um ano, quando foi eleita a primeira Reitora da universidade. Após quatro anos, foi reeleita como Reitora para novo mandato de quatro anos. É médica do corpo clínico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, na qual atua desde 1976, sendo coordenadora e responsável pelo Centro de Neuroendocrinologia da Santa Casa, que criou com o apoio de residentes e ex-residentes, em 2001.
Como pesquisadora, detém relevante produção científica, contribuindo de forma significativa para sua área de estudo. Atualmente, possui mais de 70 uma centena de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e mais de 200 resumos publicados. Orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como inúmeros projetos de iniciação científica, contribuindo de modo significativo para a formação de recursos humanos e futuros pesquisadores na área médica.
Hoje, é associada da AMRIGS, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Endocrine Society (EUA) e da Pituitary Society (UK). Administradora natural, participou de Comitês na FAPERGS, nos órgãos colegiados da FFFCMPA, na Chefia do Serviço de Endocrinologia da Santa Casa de Misericórdia. Entre outras atividades administrativas estão as relacionadas com o Conselho Gestor da Associação das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre, usuárias do Canal de TV a cabo (UNITV), junto ao FORPLAD (Fórum de Pró-Reitores de Administração e Planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior), onde participou de diversas comissões, e à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) onde foi Segunda Vice-Presidente em 2005-2006. Como dirigente da FFFCMPA-UFCSPA expandiu a área física da universidade com a construção de dois novos prédios e ampliação do prédio original e imprimiu visibilidade nacional à FFFCMPA, com a construção de uma equipe qualificada no corpo diretivo.
Ainda como Reitora, participou de comitivas de autoridades da área educacional a missões educacionais em Havana (Cuba), Coimbra (Portugal), Paris, Lyon e Grenoble (França), Sydney, Melbourne e Camberra (Austrália), onde desempenhou a função de líder da Delegação Brasileira, e visitas institucionais a universidades estrangeiras, em Oviedo, Quebec e Montreal (Canadá) e Talca (Chile).
É Membro Titular da cadeira 52 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, eleita em maio de 2006, Membro do Conselho de Irmãos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde maio de 2011 e Membro do Conselho Consultivo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre a partir de maio de 2018.
É mãe de três filhos, Marta e os gêmeos Eduardo e Fernando, que seguem profissões na arquitetura, administração e publicidade.