Pesquisar

Recusa familiar ainda é principal obstáculo à doação de órgãos, alerta Acadêmico Valter Duro Garcia

O Acadêmico titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Dr. Valter Duro Garcia, concedeu entrevista à Agência Brasil, na qual destacou a importância de ampliar o debate público sobre a doação de órgãos. A preocupação do especialista ganhou repercussão nacional, sendo destaque no Jornal Nacional, da TV Globo, exibido na última quinta-feira, 10 de abril.

Na entrevista, Dr. Valter chamou a atenção para o crescente número de recusas familiares em autorizar a doação de órgãos — apontada hoje como a principal barreira para o avanço dos transplantes no país.

“Esse é um tema que exige sensibilidade e informação. É fundamental que as famílias conversem sobre o assunto e conheçam a vontade dos seus entes queridos. A negativa, muitas vezes, ocorre por desconhecimento ou por não saber como lidar com a situação no momento da perda”, afirmou o Acadêmico.

A reportagem da Agência Brasil também ressalta que, mesmo com os avanços na estrutura dos serviços de transplante e a intensificação das campanhas de conscientização, o alto índice de recusa familiar ainda é o principal desafio para reduzir a fila de espera por órgãos.

A entrevista completa concedida à Agência Brasil e a matéria veiculada no Jornal Nacional estão disponíveis nos links abaixo:

— Entrevista na Agência Brasil
— Matéria no Jornal Nacional