A primeira Sessão Cultural da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina promovida pela gestão presidida pela Acadêmica Miriam da Costa Oliveira e sob responsabilidade do Acadêmico Cláudio Marroni, novo diretor de Cultura da entidade, abordará o tema “Hospital Psiquiátrico São Pedro: arquitetura e história”.
A palestrante da reunião programada para o dia 20, a partir das 18h, será a arquiteta Renata Galbinski Horowitz, especialista em Gestão e Prática de Obras de Restauração do Patrimônio Cultural. Mestre em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, Renata foi diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE e superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN no Rio Grande do Sul.
Fundado em 13 de maio de 1874, o hospital foi inaugurado somente dez anos após, no dia 29 de junho, data consagrada ao padroeiro da província, São Pedro. Designado como Hospício São Pedro até 1925, passou a ser chamado Hospital São Pedro até 1961, quando então assumiu a atual identidade de Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e até hoje é o maior hospital psiquiátrico do sul do pais. Sua área é de 13,9 hectares, incluindo 43.710 metros quadrados de área edificada. O prédio histórico do São Pedro está tombado pelos poderes públicos estadual e municipal. Seu conjunto arquitetônico é tombado pelo IPHAE.