A bela escultura de um peixe em mármore revela a técnica exclusiva do artista, que desvela efeitos luminosos na pedra onde foi modelada. A visão dessa obra de arte refinada, elaborada em etapas alternadas ao longo de 17 anos, é um privilégio reservado aos hóspedes e visitantes do hotel Vila Ventura. É ali, em Viamão, onde a escultura está exposta permanentemente no saguão do estabelecimento, que o autor, o médico Paulo Aguinsky, trabalha em um de seus ateliês, explorando “A Viabilidade Invisível na Pedra Bruta”, tema de sua apresentação online na última terça-feira (20) durante a Sessão Cultural da ASRM.
Outras peças de Aguinsky, muitas vezes levadas por sua esposa Sandra — que chegou a ser confundida como a autora, escondida sob um pseudônimo masculino —, brilharam e foram premiadas em exposições ao redor do mundo. Uma delas, inclusive, foi presenteada pelo governo brasileiro ao presidente da China.
Natural de São Borja, nascido em 1942, Aguinsky teve seu primeiro contato com a argila aos 11 anos, enquanto estudava no IPA, em Porto Alegre. Ele modelou até o vestibular para Medicina, quando a escultura já havia se tornado uma parte integral de sua vida. “A arte é um brinquedo em que miniaturizamos o universo para que ele caiba dentro de nós”, define ele, referindo-se a um sentimento que o remete à infância.
Graduado em Medicina em 1972 e especializado em cirurgia e urologia, o autodidata passou a esculpir em madeira e pedra-sabão. Mesmo reservando os finais de semana para sua atividade artística, ele consolidou uma carreira de pleno sucesso, especialmente com trabalhos em pedra.
Premiado com as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze do Salão dos Artistas Franceses, a Medalha da Cidade de Paris e o Prêmio Taylor de Escultura, Aguinsky já representou o Brasil em diversas exposições ao redor do mundo.
Suas obras fazem parte de acervos públicos, como o MARGS, o Museu Nacional da China, o Museu de Arte Contemporânea de Rosario, na Argentina, o Museu do Carvão no Rio Grande do Sul, além de estarem expostas em locais como as entradas do Hospital Moinhos de Vento e em espaços em Santa Catarina.
Assista abaixo à palestra completa do Dr. Paulo Aguinsky: