Um inusitado passeio literário realizado na tarde de quarta-feira,dia 7, encerrou, “com chave de ouro”, nas palavras da acadêmica Miriam da Costa Oliveira, as edições da Sessão Cultural da ASRM do ano, concluindo também a programação da própria Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina em 2022.
A visita ao histórico prédio da Biblioteca Pública do Estado, no centro de Porto Alegre, foi conduzida pelo acadêmico Gilberto Schwartsmann, que discorreu sobre a exposição da qual é curador, “Caminhos de Prout – Cem anos depois 1871-1922.”, em exibição no local desde 1 de dezembro.
Autor do livro “A amante de Proust”, o acadêmico compartilhou o profundo conhecimento da obra e da vida do escritor francês Marcel Proust, encantando seus pares da Academia.“É, sobretudo, uma homenagem ao livro dentro de um organismo vivo, a Biblioteca Pública do Estado”, afirmou Gilberto, ressaltando que todo o material produzido para a mostra, a exemplo dos expositores, ficará para a Biblioteca. A exposição apresenta mais de 200 itens, sendo, parte deles, cedidos por Pedro Correa do Lago, considerado o maior colecionador de manuscritos da América Latina, e, o restante, da coleção particular de Gilberto Schwartsmann.
Aberta ao público até o dia 17 de fevereiro, a mostra, que marca o centenário de morte do escritor, um dos mais prestigiados da literatura ocidental, mescla primeiras edições e obras raras de Proust, com uma completa contextualização de sua época, utilizando tecnologia contemporânea para expressar de forma clara e acessível à riqueza da literatura.
EXPOSIÇÃO CAMINHOS DE PROUST – 1871 – 1922 Cem anos depois
Data: De 1º de dezembro de 2022 a 17 de fevereiro de 2023
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, das 10h às 17h