Pesquisar

SESSÃO CULTURAL: Médicos que fazem literatura, fotografia e preservação da memória


Com protagonismo da convidada especial, a escritora Jane Tutikian, e de acadêmicos médicos que se manifestam culturalmente, a sessão virtual desta terça- feira (22) da ASRM, exibiu apresentações nos campos da literatura, da fotografia e da memória.

O acadêmico Waldomiro Manfroi discorreu sobre seu mais recente romance “Sempre será assim. Assim sempre será”, lançado na última Feira do Livro de Porto Alegre. Ele contou como surgiu a ideia da obra em janeiro de 2015 ao ficar impactado com o atentado à revista Charlie Hebdo, em Paris, que desencadeou uma exaustiva pesquisa sobre a maldade humana, desde Caim e Abel. O encontro inesperado com um menino solitário em um parque de Porto Alegre onde Manfroi costuma caminhar inspirou o autor a completar a construção da obra que Jane Tutikian chama de ‘romance histórico’ e uma grata surpresa literária.

O acadêmico Jorge Neumann projetou imagens da natureza, da fauna e de flora, que fotografou em regiões do Rio Grande do Sul e no Pantanal Mato-grossense e que transformou no livro “Vida – entre o céu e terra”, com poesias de Paula Teitelbaum. Neumann disse que suas três paixões – a medicina, a aviação e a fotografia – se amparam no mesmo tripé: a observação, a ciência e a sensibilidade. Relembrou que a busca pelas imagens surgiu em meio à pandemia em 2020, em viagem à Lagoa do Peixe, na companhia dos acadêmicos Miriam da Costa Oliveira e Sérgio de Paula Ramos.

Diretor de Memória da Medicina Rio-Grandense, o acadêmico Paulo Prates, autor do livro de 60 biografias dos patronos da ASRM, detalhou as imagens da capa da obra, que destaca um prédio erguido em 1880. em Jaguarão, que serviu de enfermaria militar, e da contracapa com o juramento de Hipócrates em grego e na forma de cruz. Também ressaltou, entre os biografados, alguns que exerceram influência direta em sua vida desde que era estudante de Medicina, como Sarmento Leite, Protásio Alves, César Ávila, Paulo Guedes e Jacy Monteiro.

Disponível no YouTube, na íntegra, o encontro foi conduzido pelo acadêmico Rogério Xavier que antecedeu a atual diretora de Cultura da ASRM acadêmica Miriam da Costa Oliveira. CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo na íntegra.