Pesquisar

SESSÃO CULTURAL: Percurso Pictórico de Marcelo Zanini e Uma Breve História da Arte

Artista plástico autodidata que buscou aprimoramento técnico com o estudo da arte, o médico Marcelo Zanini possui telas espalhadas no mundo onde já expôs suas obras abstratas. Na Sessão Cultural da ASRM desta terça-feira (18), abordando o tema “Meu Percurso Pictórico e Uma Breve História da Arte”, o Dr. Zanini discorreu sobre a importância da pintura na sua vida e resumiu a trajetória da arte, desde a pré-história de 40.000 a.C. ao minimalismo, uma das tantas subdivisões dos períodos dos dias atuais.

Zanini contou que assumiu a criação artística como uma segunda atividade profissional em meio à pandemia, que o ajudou nesta decisão, embora pintasse como um hobby há mais tempo.

Hoje, ele tem um ateliê na parte superior de sua clínica, onde troca o jaleco branco pelo avental de cor mais escura, geralmente à noite, após o “expediente” médico.

Expôs em 2021 na Galeria Nietto, vendendo duas telas. A seguir, em 2022, exibiu sua obra na Galeria Gravura, também na capital, onde obteve enorme sucesso vendendo 80% das obras, inclusive para um comprador da Suíça. Em 2023, participou de três mostras simultâneas, em Porto Alegre, no balneário de Atlântida e em Cascais, em Portugal. “Foi muito boa a repercussão das 22 telas da coleção Gestuale, pois lotou por completo a tradicional Rodyner Gallery”, afirma.

Ainda em 2023, integrou coletivas apresentadas em Buenos Aires e em Los Angeles. Este ano, em abril, expôs 27 pinturas na mostra intitulada “Croma”, no Espaço Cultural Correios, em Porto Alegre.

Atualmente, participa de leilões solidários, doando obras cuja renda é revertida para pessoas atingidas pelas enchentes. “Uma tela foi adquirida por um comprador do Rio de Janeiro”, revela, com satisfação.

Em relação à atividade de pintar com a profissão de médico, Zanini acredita que “arte é fazer uma boa medicina”. Considera equivocado alguém declarar que não entende de pintura, pois isso depende, sobretudo, da percepção de cada um. “Pare um pouco diante de uma tela, dê tempo a ela e aprecie”, sugere ele. “Entender vem de dentro”.

Clique aqui e confira a palestra completa do médico e artista plástico Marcelo Zanini.