Pesquisar

Cadeira 35

Jacy Carneiro Monteiro

Nasceu em Uruguaiana em 18 de março de 1901, filho de Sebastião Carneiro Monteiro e Izolina Bastos, ambos falecidos, bisneto por parte de pai do Marechal Florêncio José Carneiro Monteiro, Barão de São Borja, e por parte da mãe, da tradicional família Martins Bastos de Uruguaiana. Fez seus estudos preparatórios nos Ginásios Anchieta e Julio de Castilhos e matriculou-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1918, diplomando-se em 1923. Passou o ano de 1924 no Rio de Janeiro estudando cirurgia de vias urinárias. Em 1925 e 1926, a convite do saudoso colega Dr. Carmosino Camargo, seguiu para Lages, Santa Catarina, onde clinicou durante dois anos. Em 1927 viajou para Europa, onde passou durante todo ano seguindo as Clínicas Cirúrgicas e Urológicas de Paris, Berlin e Viena. No período de férias, em julho, fez uma excursão de turismo ao Oriente Médio, visitando Egito, Terra Santa, Grécia e Turquia. Em 1931 fez concurso para Docente Livre de Clínica Cirúrgica e em 1932 Docente de Clínica Urológica. Em 1941 ficou Catedrático por Concurso da 1ª Cadeira de Clínica Cirúrgica, substituindo o saudoso Professor Frederico Falk.

Em 1952 voltou à Europa, aproveitando sua excursão para acompanhar os Serviços do Professor Monod de Cirurgia Pulmonar e observar a cirurgia incipiente do coração, assistindo os serviços dos Professores Allende e Drou. Em 1960 através de uma bolsa da Rockfeller Foundation, teve a oportunidade de visitar os Departamentos de Cirurgia de Saint Louis, Cleveland, Minneapolis, Clínica Mayo, Philadelfia, Boston e Nova York.

Em 1960 assumiu a Chefia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRGS, cargo que ocupou até seu Jubilamento aos 70 anos em 1970. Até se tornar Catedrático trabalhou durante 18 anos na Enfermaria 30 da Santa casa, ao lado do grande mestre de Cirurgia, Dr. Alfeu Bicca de Medeiros com quem (conforme suas próprias palavras) se tornou um verdadeiro cirurgião.

Na Santa casa, da qual é irmão Benemérito, trabalhou ininterruptamente durante 50 anos, tendo sido chefe de Clínicas durante a gestão de seu grande e saudoso amigo Professor Ivo Correa Meyer. Como professor da faculdade de Medicina fez parte durante várias ocasiões do seu Conselho Técnico, e foi por várias vezes Diretor, nas ausências temporárias do Saudoso Professor Marques Pereira. Publicou mais de 50 trabalhos, sobre assuntos de sua especialidade. Mantinha seu consultório privado em Porto Alegre na Rua Quintino Bocaíuva, 72 no Bairro Moinhos de Vento. Casado com Inah Carvalho Carneiro Monteiro, teve três filhos: José Carlos, alto funcionário da Empresa de Petróleo Ipiranga. Dr. Luiz Victorino, criador e veterinário em Uruguaiana e Paulo, Advogado da SUDESUL. Dizia que para enriquecer a família tinha duas noras, Eunice e Inês, e sete netos.

1924-25 – Adjunto interino da Enfermaria Dr. Protásio Alves. Partos, cirurgia e ginecologia (Mëdico extranumerário); 1928 – Segundo substituto de cirurgião interno do Serviço Sanitário;1928-31 – Segundo adjunto da Sétima Enfermaria. Anexo A do Dr. Protásio Alves; 1932-35 – Assistente da 10ªEnfermaria, Dr. Protásio Alves, Cirurgia de Mulheres e Ginecologia;1929-33 – Substituto do Cirurgião Parteiro do Serviço Sanitário;1934-42 – Substituto do Cirurgião Interno do Serviço sanitário; 1936 – Admitido como Irmão da Irmandade da Santa casa de Misericórdia, em 22 de abril;1936 — 37 — Eleito Secretário da primeira diretoria do Departamento de Cirurgia da Sociedade de Medicina de Porto Alegre na gestão do presidente Prof. Luiz Francisco Guerra Blessmann;1937-42 – Suplente de Mesário; 1943 – Homenagem – Nome na Enfermaria 30a. e colocação de retrato de porcelana na mesma; 1943-77 – Diretor da Enfermaria 30a; 1943-1972 – Suplente do Conselho Deliberativo

(Conselho dos Irmãos definidores); 1952 – Título de Irmão Benemérito, em 15 de janeiro; 1960 — 70– Chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED/UFRGS; 1973-77 – Titular do Conselho de Irmãos Definidores. Faleceu em 25 de fevereiro de 1977.

Tive a honra de conviver com o Professor Jacy Carneiro Monteiro Patrono dessa cadeira, que por meandros do destino tornei-me Membro Titular. Ele era o chefe do Departamento de Cirurgia durante todo período de minha residência em Cirurgia Cardiotorácica e, no início da minha carreira como docente desse Departamento da FAMED/UFRGS, sob o comando desse homem invulgar,

Na enfermaria 30, situada no 5.o andar do Pavilhão Cristo Redentor da Santa Casa de Porto Alegre, ocupando todo o andar, ficava toda estrutura física, técnica e funcional do departamento, totalmente reconstruído com recursos oriundos da Fundação Rockfeller. Ao lado da secretaria ficava sua sala de chefia, onde recebia a todos com fidalguia e urbanidade, de onde comandava o departamento com pulso firme, de forma respeitosa, apostando no diálogo franco como instrumento de conciliação. Habilidoso cirurgião, por diversas vezes adentrou no bloco cirúrgico realizando cirurgias com destreza, rapidez e eficácia, sob o olhar de admiração dos residentes e alunos em período de treinamento. Trajava com elegância e seu avental de um branco reluzente eram características de um homem fino e educado, anualmente oferecia um jantar em sua mansão no Bairro Moinhos de Vento, e recebia a todos bem trajado usando gravata borboleta, o que acentuava sua figura ereta e bem apessoada.

Faleceu em 25 de fevereiro de 1977.