Raul Moreira da Silva nasceu em Porto Alegre em 21 de maio de 1891 e faleceu em Porto Alegre em 22 de setembro de 1969.
Depois de terminar o Curso de Ciência e Letras, onde se formou em 1910, no Colégio Anchieta, ingressou, em 1911, na Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre, quando o Diretor era o Prof. Olympio Olinto de Oliveira.
Em 1916, ao se formar médico, recebeu o diploma das mãos do Diretor Eduardo Sarmento Leite da Fonseca, patrono da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No rol das alternâncias nos postos e nos saberes de cada época, o Prof. Raul Moreira da Silva, seguiu os passos dos seus mestres, Olympio Olinto de Oliveira e Gonçalves Carneiro, torna-se um dos baluartes do ensino de Pediatria do nosso Estado em seu tempo.
Em 3 de abril de 1918 submeteu-se a concurso para professor substituto das Cadeiras de Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil e Clínica Pediátrica Cirúrgica e Ortopedia. Defendeu na ocasião duas teses correspondentes às duas cadeiras: Síndrome céfalo-plégica de Fernandes Figueira e Meningo-encefaloceles congênitos, ambas aprovadas com distinção. Começa, então, sua atividade docente, no lugar do seu ilustre antecessor, Professor Gonçalves Carneiro, que fora o substituto do professor Olinto de Oliveira, quando esse se transferira para o Rio de Janeiro.
Em 28 de fevereiro de 1930, o professor Raul Moreira da Silva foi promovido a catedrático, seguindo, logo após, para a Europa, onde foi representar o Brasil e a Faculdade de Medicina Livre de Medicina no II ° Congresso Internacional de Pediatria em Estocolmo. Neste conclave, o professor Raul Moreira apresentou três teses que os Anais do Congresso transcreveram em francês, como era o costume na época. Como disse o escritor e crítico literário, Sílvio Romero, no início do século passado: Por meio da escrita deixada pelo homem, podemos identificar costumes, tipos de alimentação, vestimentas, tendências políticas, religiosas e sociais. Então, ao analisarmos os três projetos defendidos pelo Prof. Raul Moreira da Silva no referido congresso, percebemos dois acontecimentos inexistes na atualidade. O primeiro se relaciona à presença da língua oficial de comunicação científica naqueles anos: o francês. O segundo, nos revela que, naquele tempo, os nossos professores da Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre buscavam seu aperfeiçoamento em cidades europeias. De modo particular, em Paris, Viena e Berlim.
Em sua eclética atividade acadêmica, além do ensino, da assistência e da pesquisa em Pediatria, o Professor Raul Moreira da Silva, ao ser solicitado, prestou contribuição como professor interino de Clínica Neurológica, mostrando a versatilidade de sua inteligência, seguindo os passos dos líderes que o antecederam. Assumiu a Direção da Faculdade de Medicina em 1941, nomeado pelo Presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas, cargo que exerceu com dedicação e esmero até 1944.
Como médico pediatra foi modelo de excelência e dedicação para gerações de estudantes de Medicina, pelos ensinamentos que lhes transmitiu, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Pelo excelente trabalho desenvolvido por ele na faculdade, na Santa Casa e na comunidade, o Professor Raul Moreira da Silva foi um homem comprometido com o mundo em que viveu.
Raul Moreira da Silva faleceu em 22 de setembro de 1969. Foi homenageado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, sendo indicado como patrono da Cadeira 7 da Academia Brasileira de Pediatria.