Dando continuidade à parceria entre o Jornal Zero Hora e a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, o Caderno Vida deste final de semana (27) aborda o câncer de pulmão e sua forte associação com o tabagismo. O conteúdo foi elaborado pelo Acadêmico e cirurgião torácico José de Jesus Camargo e pela Presidente da Sociedade de Cirurgia Torácica do RS e Jovem Talento do programa da ASRM, Dra. Fabíola Perin.
O Dr. Camargo e a Dra. Fabíola enfatizaram os números alarmantes no Brasil, onde o câncer de pulmão é a neoplasia maligna que mais causa mortes. A maioria dos diagnósticos (80%) ocorre em fases avançadas, predominando em homens fumantes de 65 anos.
Eles também chamaram a atenção para o fato de que o câncer de pulmão geralmente é assintomático, mas pode apresentar sintomas como escarro com sangue, pneumonia recorrente e falta de ar, entre outros, que devem ser investigados imediatamente.
O diagnóstico precoce por meio de tomografia anual para fumantes e ex-fumantes acima de 50 anos reduz a mortalidade em 20%. Em 2023, o Brasil oficializou um protocolo de rastreamento, mas é necessário implementá-lo e divulgá-lo amplamente.
Leia o artigo completo disponível no link abaixo.